Mercado

Aumentos dos custos produtivos e restrições na oferta pressionam os preços do Polietileno no mercado internacional

Os mercados europeu e asiático de Polietileno registraram alta dos preços na última semana de junho, impulsionadas pelo aumento dos custos das matérias primas, principalmente etileno e nafta, além da redução na oferta regional no período, em função de paradas para manutenção de produtoras. Ainda, embora a demanda não estivesse aquecida, a disponibilidade limitada manteve os preços em patamares mais altos.

Na Europa, apesar dos preços terem registrado aumento, a variação foi de apenas 1%, refletindo os maiores custos produtivos que foram reajustados em função das tensões geopolíticas globais, que criaram especulações em torno da cadeia de suprimentos do petróleo bruto e indústria petroquímica. Vale ressaltar que, em resposta ao aumento dos custos, muitos produtores europeus congelaram temporariamente novos pedidos, oferecendo somente o estoque existente a preços mais altos. Na Ásia, o cenário seguiu a mesma tendência, com várias plantas em manutenção e menor disponibilidade do etileno.

Apesar do cenário atual do mercado, os consumidores seguem cautelosos devido às incertezas comerciais, especialmente com os EUA. No entanto, tem sido notória a movimentação das negociações, as quais, apesar de pontuais, estão acontecendo sob demanda do Festival de Meio Outono.

Autoral GlobalKem | 03 de julho de 2025

Fonte
GlobalKem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar