China mira liderança em veículos elétricos até 2035, podendo impulsionar demanda por enxofre

A China anunciou um novo plano para transformar os veículos elétricos no principal segmento de vendas de carros novos até 2035. A iniciativa, divulgada pelo Ministério dos Transportes na última sexta-feira (25), também prevê a ampliação da infraestrutura de transporte sustentável e a modernização dos sistemas de energia renovável, reforçando o compromisso do país com a transição verde.
De acordo com o comunicado oficial, haverá aumento no suporte financeiro por meio de títulos de dívida de governos locais, empréstimos e linhas de crédito verdes, além de incentivos para inovação tecnológica. O objetivo é garantir o financiamento de projetos sustentáveis, alinhados à meta de neutralidade de carbono da China.
A forte expansão prevista para o mercado de veículos elétricos também tende a impulsionar a demanda por matérias-primas estratégicas, como o enxofre, utilizado na fabricação de baterias de lítio-enxofre. Com isso, o investimento em transporte verde pode gerar efeitos indiretos relevantes sobre a cadeia global de suprimento do insumo, pressionando o mercado e ampliando as oportunidades para produtores e exportadores de enxofre.
Adaptado GlobalKem | 28 de abril de 2025