Índia e Arábia Saudita firmam parceria para construir duas novas refinarias

A Índia e a Arábia Saudita anunciaram um acordo para fortalecer sua cooperação energética, incluindo a construção conjunta de duas novas refinarias de petróleo. A iniciativa reforça o compromisso bilateral com a segurança energética e a estabilidade dos mercados globais.
O pacto abrange o fornecimento contínuo de petróleo bruto, gás liquefeito de petróleo (GLP) e outros derivados, além da colaboração no programa indiano de Reserva Estratégica de Petróleo. Também estão previstas joint ventures nos setores de refino e petroquímica, com foco em inovação e sustentabilidade energética.
Além da energia, o acordo integra uma parceria estratégica mais ampla entre os dois países, com promessas de cooperação nas áreas de defesa, segurança, comércio, tecnologia, agricultura, cultura, saúde e educação.
A criação de uma Força-Tarefa de Alto Nível foi definida para liderar os projetos das refinarias, sinalizando um avanço na colaboração de longo prazo entre os países no setor consumidor.
A Arábia Saudita, atualmente o terceiro maior fornecedor de petróleo da Índia — atrás de Rússia e Iraque — tem perdido participação no mercado indiano. Menos de 50% do petróleo bruto importado pela Índia em 2024-2025 veio da OPEP, em parte devido ao aumento das compras de petróleo russo com desconto, segundo a oilprice.com.
Autoral GlobalKem | 24 de abril de 2025