As tarifas de contêineres do leste da Ásia e China para os EUA subiram esta semana, com importadores acelerando os embarques devido ao possível reinício de uma greve nos portos da Costa Leste e do Golfo, além de aumentos tarifários esperados sob a nova administração Trump.
Desde julho, as tarifas de contêineres entre a Ásia e os EUA vinham caindo, mas começaram a se estabilizar em outubro. No entanto, o cenários se reverteu em dezembro, com as tarifas de Xangai para Nova York aumentando aproximadamente 17% e as de Xangai para Los Angeles cerca de 26%.
Essas mudanças são relevantes para a indústria química, já que muitos produtos químicos líquidos são transportados em navios-tanque, enquanto contêineres transportam polímeros, como polietileno (PE) e polipropileno (PP), além de produtos químicos líquidos em isotanques.
Produtos como etanol, glicóis e soda cáustica continuam sendo cotados para diversas regiões, refletindo um mercado ativo, embora devam apresentar tarifas estáveis até o fim do ano.
Autoral GlobalKem | 25 de dezembro de 2024