DemandaMercado

Indústria de Transformação registra alta de 17,8% no faturamento acumulado em 2024, aponta CNI

O faturamento da indústria de transformação acumulou alta de 17,8% nos primeiros dez meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, conforme os Indicadores Industriais divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na última terça-feira (10). Apenas em outubro, o faturamento cresceu 3,1%, revertendo a queda de 2,1% registrada em setembro.

De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o desempenho positivo ao longo do ano reflete o aumento da demanda por produtos industriais, beneficiando tanto o setor quanto a economia. “O aumento da demanda traduzido em maior faturamento significa mais produção, mais empregos, maior renda e mais investimentos”, explica.

O número de horas trabalhadas na produção avançou 0,7% em outubro, acumulando alta de 4,3% no ano. Em contrapartida, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou 0,3 ponto percentual em outubro, chegando a 79,4%, ligeiramente acima do patamar observado no mesmo mês de 2023 (79,3%).

O emprego no setor industrial aumentou 0,1% em outubro, marcando o 13º mês consecutivo sem queda no indicador. No acumulado do ano, o emprego no setor cresceu 2,1% em relação a 2023.

Já os indicadores de mercado de trabalho, como massa salarial e rendimento médio, apresentaram leve recuo de 0,2% em outubro frente a setembro. Apesar disso, no acumulado de 2024, a massa salarial cresceu 3%, enquanto o rendimento médio subiu 0,9% em comparação ao ano anterior.

Adaptado GlobalKem | 11 de dezembro de 2024

Fonte
CNI
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar