Mercado

Gastos com construção aumentaram em outubro nos Estados Unidos, superando a expectativas do mercado

Os gastos com construção nos Estados Unidos registraram um aumento superior ao esperado pelo mercado em outubro, liderados pelo crescimento na construção de residências unifamiliares, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio na última segunda-feira (2).

O relatório apontou que os gastos com construção subiram 0,4% em outubro, após um incremento de 0,1% em setembro, enquanto a expectativa de economistas era de uma alta de 0,2%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, os gastos com construção avançaram 5,0%.

Os gastos com projetos de construção privada cresceram 0,7% no mês, com destaque para o investimento em construção residencial, que aumentou 1,5%. Dentro desse segmento, os gastos com novos projetos de moradias unifamiliares tiveram alta de 0,8%.

Esse crescimento ocorreu mesmo com o cenário de taxas hipotecárias em alta, em que a taxa média de uma hipoteca fixa de 30 anos saltou para 6,72% no final de outubro, reflexo de um aumento nos rendimentos dos Treasuries de 10 anos. Além disso, a alta das taxas veio após dados econômicos robustos que indicaram que o Federal Reserve pode adotar um ritmo mais lento de cortes nas taxas de juros.

Outros segmentos também mostraram crescimento, como os gastos com unidades habitacionais multifamiliares, os quais subiram 0,2%, enquanto as despesas com reformas de casas apresentaram incremento no período.

O Departamento afirma que o desempenho do setor imobiliário continua sendo monitorado de perto, considerando sua relevância para a economia e a influência de fatores como taxas de juros e dinâmica de oferta e demanda no mercado habitacional dos Estados Unidos.

Adaptado GlobalKem | 04 de dezembro de 2024

Fonte
U.S. Departament of Commerce
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar