Produção de veículos avançou 8,3% em outubro, mas importações ainda se sobressaem no mercado
De acordo com dados divulgados pela Anfavea, o segmento nacional de automóveis foi marcado por melhores vendas em uma década, recuperação nas exportações e crescimento da produção em outubro. Ainda, atingindo o patamar mais elevado desde dezembro de 2019, o emplacamento de autoveículos registrou 264,9 mil no mês, superando em 12,1% o realizado setembro, o que colocou o Brasil no quinto lugar no ranking de países que mais emplacaram veículos no período.
Em relação às vendas, outubro atingiu o maior patamar em 10 anos, com média diária de vendas registrada em 11,5 mil unidades. Já a produção atingiu 249,2 mil unidades no último mês, com crescimento de 8,3% sobre o mês anterior e de 24,7% acima do mesmo mês em 2023. No acumulado, as vendas cresceram 15%, enquanto a produção aumentou 8,9%.
Segundo Márcio de Lima Leite, Presidente da Associação, embora a produção de outubro tenha evoluído em comparação a setembro de 2024, atingindo o segundo melhor mês do ano, o nível permaneceu abaixo dos emplacamentos, devido ao elevado volume de importações.
Tratando-se das importações, a China foi o país mais representativo dentre todas as comercializações fora do Mercosul. No total do ano, considerando todos os países, foram 369,1 mil emplacamentos de modelos estrangeiros, cerca de 36% a mais do que nos 10 primeiros meses de 2023.
Para as exportações, apesar do resultado estar longe de alcançar o desempenho das importações, foram 43,5 mil unidades exportadas, trazendo alta de 39,2% sobre o mesmo mês do ano passado. O acumulado de 2024 registrou 327,8 mil, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Os resultados positivos no mês de outubro trazem uma expectativa de melhora ainda maior para os próximos meses, o que poderá impactar significativamente o mercado de insumos industriais, como polímeros, resinas e Ácido sulfúrico, tendo em vista que estes materiais são essenciais para fabricação de componentes automotivos.
Adaptado GlobalKem | 08 de novembro de 2024