Preços ao produtor industrial retraíram 0,6% em setembro na Zona do Euro
Segundo dados divulgados pelo serviço de estatística da União Europeia, Eurostat, os preços ao produtor industrial retraíram 0,6% em setembro na Zona do Euro, quando comparado ao mês anterior. Em contrapartida, o índice avançou 0,6% em relação ao mesmo mês em 2023.
O resultado do índice geral foi impulsionado pela retração de 1,9% nos preços de energia. Em relação aos demais grupos industriais, o de bens intermediários permaneceu estável e o de bens de capital teve queda de 0,1%, enquanto bens de consumo duráveis e não duráveis aumentou 0,2%.
A queda dos preços ao produtor na Zona do Euro em setembro reflete a redução nos custos de produção industrial, impulsionada pela baixa nos preços de energia. Neste sentido, sabendo que a produção de químicos tem uma alta dependência energética, principalmente para Soda Cáustica e Ácido Sulfúrico, e que diversos países do continente europeu são grandes produtores e exportadores destes insumos, os menores custos energéticos podem refletir positivamente nos custos produtivos das commodities.
Adaptado GlobalKem | 07 de novembro de 2024