Índice de Confiança da Indústria registra queda em outubro
Segundo dados divulgados na última terça-feira (29) pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Índice da Confiança da Indústria (ICI) retraiu 0,6 ponto em outubro, atingindo 99,9 pontos. Em relação às médias móveis trimestrais, após cinco altas consecutivas, o índice caiu para 100,7 pontos.
O resultado veio como reflexo do alerta estabelecido para este final e ano, em que, apesar do bom desempenho da demanda o setor tem apresentado níveis de estoque cada vez maiores. Neste sentido, apesar da percepção dos empresários sobre o presente da indústria ser positiva na maior parte dos segmentos, a que se refere ao futuro demonstra um sentimento de cautela.
Em relação ao cenário macroeconômico, a alta taxa de juros se mantém, visando a contenção das pressões de custos em um cenário promissor para os indicadores de emprego e renda, afirma Stéfano Pacini, economista da FGV IBRE.
Dentre os 19 segmentos industriais monitorados, apenas 7 apresentaram queda de confiança, contribuindo para estabilidade nas avaliações sobre a Situação Atual. Em contrapartida, o Índice de Expectativas (IE) apresentou queda de 1,3 ponto, passando para 96,8 pontos.
Por fim, tratando-se do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI), este caiu 0,8 ponto percentual em outubro, ficando em 82,6%.
Adaptado GlobalKem | 30 de outubro de 2024