Tecnologia

Pyrowave de Montreal faz parceria com a Michelin para reciclar resíduos de plástico

A fornecedora de tecnologia de reciclagem de resíduos sediada em Montreal, Pyrowave e a fabricante francesa de pneus Michelin Group estão fazendo parceria para industrializar uma nova tecnologia que usa eletricidade – a forma de energia que atualmente oferece o maior potencial de descarbonização – para regenerar estireno reciclado de plásticos encontrados em embalagens, painéis de isolamento e / ou eletrodomésticos.

O estireno reciclado pode então ser usado na produção de poliestireno e borracha sintética para pneus e outros produtos de consumo.

Ao contrário dos processos térmicos atuais, disse a Pyrowave em um comunicado de 18 de novembro, esta nova abordagem permite a reciclagem de resíduos de plástico em matérias-primas de alta qualidade, eletrificando o processo químico por micro-ondas de baixa pegada de carbono que quebram os links internos na matéria-prima para retornar a matéria-prima para suas moléculas componentes – ou monômeros – para recriar uma resina idêntica à resina virgem usada.

“[O processo] fornece rendimentos mais altos, embora seja mais preciso do que as tecnologias convencionais, para substituir as matérias-primas virgens de petróleo e gás”, disse Pyrowave. “O acordo de desenvolvimento conjunto entre a Pyrowave e a Michelin resultará na implementação de novas cadeias de valor na economia dos plásticos circulares. O redesenho de novas embalagens ou a fabricação de novos produtos de plásticos reciclados nos setores automotivo, eletrônico ou de pneus se tornará possível. ”

As duas empresas pretendem acelerar a industrialização da tecnologia Pyrowave, impulsionada por um investimento de mais de 20 milhões de euros – CAN $ 31 milhões – para implantação nos mercados internacionais. As equipes técnicas da Michelin trabalharão com seus colegas da Pyrowave para desenvolver um demonstrador industrial em uma instalação da Michelin fora de Paris, financiado e operado pelo fabricante de pneus, até 2023.

“O objetivo é fabricar pneus com materiais cada vez mais sustentáveis ​​e disponibilizar essas tecnologias para canais de reciclagem inovadores”, disse Sonia Artinian-Fredou, vice-presidente executiva da Michelin, serviços e soluções, materiais de alta tecnologia

Fonte
Canadian Plastics
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar