Tecnologia

Indorama recebe empréstimo da IFC para aumentar a capacidade de reciclagem no Brasil e outros países

O primeiro empréstimo azul a um fabricante global de resina plástica levará à reciclagem de 50 bilhões de garrafas PET (tereftalato de polietileno) globalmente por ano até 2025, incluindo quatro países na Ásia e um na América Latina, desviando o lixo plástico de aterros sanitários e oceanos, disse Chemweek.

O pacote de financiamento histórico de US $ 300 milhões foi organizado pela International Finance Corporation (IFC), um membro do Grupo do Banco Mundial, para a Indorama Ventures Global Services Limited (IVGS), uma subsidiária da Indorama Ventures Public Company Limited (IVL), uma empresa líder fabricante e recicladora global de resina PET. O financiamento ajudará o IVL a aumentar sua capacidade de reciclagem na Tailândia, Indonésia, Filipinas, Índia e Brasil – países que estão lutando com resíduos mal gerenciados e resíduos plásticos graves no meio ambiente – e investir em energia renovável e projetos de eficiência de recursos. Isso marca o primeiro empréstimo azul da IFC voltado exclusivamente para o tratamento da poluição marinha por plástico. Um Empréstimo Azul é um instrumento inovador pelo qual os fundos arrecadados são certificados e monitorados exclusivamente para projetos que apoiam uma Economia Azul – ou seja, o uso sustentável dos recursos do oceano para o crescimento econômico, melhores meios de subsistência e empregos e saúde do ecossistema do oceano.

“Estamos honrados em receber o primeiro empréstimo azul da IFC”, disse Yashovardhan Lohia, Diretor de Sustentabilidade da Indorama Ventures. “Nossa empresa, IVL, está construindo a infraestrutura de reciclagem necessária para desviar os resíduos do ambiente marinho. Ao reciclar garrafas PET pós-consumo em novas garrafas, damos aos resíduos um valor econômico. Isso leva a melhorias nos sistemas de coleta de lixo, o que significa menos lixo e oceanos mais limpos. “

A Indorama Ventures tem como objetivo um mínimo de 750.000 toneladas métricas de PET reciclado (rPET) globalmente até 2025. Uma característica chave do investimento é criar valor a partir dos resíduos – processamento de garrafas PET pós-consumo que teriam acabado em aterros ou sido processados ​​em produtos de baixo valor – promovendo a reciclagem de garrafa a garrafa de maior valor, que traz um potencial significativo de geração de valor.

“Temos o prazer de trabalhar com a IVL, líder global em fabricação e reciclagem de PET, para desenvolver soluções escalonáveis ​​para um dos problemas mais difundidos e visíveis que ameaçam a vida subaquática”, disse Alfonso Garcia Mora, vice-presidente da IFC para Ásia e Pacífico. “Este empréstimo azul complementa o trabalho em andamento da IFC em uma economia circular para plásticos e gerenciamento aprimorado de resíduos na Ásia. Ele demonstra que a reciclagem pode ser uma intervenção eficaz para lidar com os resíduos de plástico e, ao mesmo tempo, apoiar nossa agenda geral de sustentabilidade e mudança climática”.

Além de ajudar a IVL a aumentar sua capacidade de reciclagem em cinco países, o empréstimo também ajudará a empresa a investir em outras atividades relacionadas ao clima. O IVL instalará mais painéis solares em instalações na Tailândia e na Índia com outros locais a seguir, ao mesmo tempo que garantirá mais energia renovável para suas instalações de fabricação. Com o financiamento da IFC, o IVL está trabalhando em um projeto de Recuperação de Calor Resíduos (WHR) em sua fábrica de PET e fibra na Indonésia, onde as medidas de eficiência energética (EE) devem reduzir a pegada de carbono da instalação em até 25 por cento. Além de desenvolver projetos WHR inovadores, o IVL desenvolverá projetos de EE no Brasil e outras instalações de manufatura para atender às suas metas corporativas.

Fonte
MRC Plast
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar