Sem categoria

Shell Catalysts & Technologies lança o processo Shell Blue Hydrogen

A Shell Catalysts & Technologies está lançando o Processo Shell Blue Hydrogen, que integra tecnologias comprovadas para aumentar significativamente a acessibilidade de projetos greenfield para a produção de hidrogênio “azul” a partir de gás natural junto com a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS).

O hidrogênio azul acessível permite a descarbonização de indústrias pesadas difíceis de abater, ao mesmo tempo que cria valor para refinadores e detentores de recursos. O novo processo da Shell pode reduzir o custo nivelado do hidrogênio em 22% em comparação com o melhor que o mercado tem a oferecer hoje.

Sem o hidrogênio com baixo teor de carbono, os objetivos líquidos de zero anunciados por governos e empresas serão difíceis de alcançar. Atualmente, a produção de hidrogênio é quase toda “cinza” (de hidrocarbonetos sem CCUS). Para que o hidrogênio contribua para a neutralidade do carbono, ele deve ser produzido em uma escala muito maior e com níveis de emissão muito mais baixos.

A produção de hidrogênio azul pode ser aumentada com relativa facilidade para atender à demanda. Com o dióxido de carbono (CO2) custando US$ 25–35/t, o hidrogênio azul se torna competitivo em relação ao cinza, mesmo com seus custos de capital mais elevados. E o hidrogênio verde, produzido a partir da eletrólise da água movida por energia renovável, ainda pode ser mais do que o dobro do preço do hidrogênio azul até 2030 [i] e não atingir a paridade de custo até cerca de 2045.

Esta análise é baseada em tecnologias convencionais de reforma do metano a vapor (SMR) e reforma automática autotérmica (ATR). A disponibilidade do Processo Shell Blue Hydrogen, que integra a tecnologia de oxidação parcial de gás (SGP) da Shell com a tecnologia de solvente ADIP ULTRA, melhora ainda mais a economia do hidrogênio azul.

Uma vantagem chave da tecnologia SGP em relação ao ATR é que a reação de oxidação parcial não requer vapor. Em vez disso, o vapor de alta pressão é gerado, o que satisfaz as demandas de vapor do processo e alguns outros consumidores de energia. Também não há necessidade de pré-tratamento do gás de alimentação, o que simplifica o alinhamento do processo. E o SGP oferece aos refinadores maior flexibilidade de alimentação, pois é mais robusto contra contaminantes de alimentação e pode, portanto, acomodar uma grande variedade de qualidades de gás natural.

Em comparação com o ATR, a tecnologia SGP oferece um custo nivelado de hidrogênio 22% menor de: Despesas de capital 17% menores (maior pressão de operação dando menor compressor de hidrogênio e unidades de captura e compressor de CO2); e despesas operacionais 34% mais baixas (excluindo o preço da matéria-prima do gás natural) devido à redução das taxas de compressão e mais geração de vapor.

Quando comparada com SMR, a tecnologia SGP leva a economias ainda maiores de custo de produção de hidrogênio, tanto do ponto de vista de despesas de capital quanto de despesas operacionais.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar