MercadoNotíciasSem categoria

Não há trégua para as cadeias de suprimentos estressadas da China, já que o Covid-zero e os feriados de ano novo cobram seu preço

Os bloqueios, quarentenas e restrições da Covid estão causando atrasos em alguns dos principais portos da China, resultando em “caos” e elevando os fretes aéreos em até 50% em alguns casos.

Antes do feriado prolongado do Ano Novo Lunar na China, as taxas de frete aéreo aumentaram e algumas empresas de transporte suspenderam os serviços, colocando novamente os holofotes nas cadeias de suprimentos sobrecarregadas.

Isso ocorre quando a China avança com sua estratégia de zero Covid – o que significa que um aumento recente nas infecções resultou em bloqueios e restrições nos maiores centros portuários e nas principais cidades do país.

“Embora os portos ainda estejam abertos, as restrições atuais – como quarentenas e testes obrigatórios – continuam a desacelerar o transporte e causar atrasos”, disse Atul Vashistha, fundador e presidente da consultoria de cadeia de suprimentos Supply Wisdom, à CNBC.

A principal prioridade da China agora é limitar a propagação de casos de Covid antes dos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo mês e do próximo Ano Novo Lunar, acrescentou. No entanto, as restrições que se seguiram nos portos também levaram a algum “caos”.

“Os produtos estão se acumulando enquanto os navios estão proibidos de entrar. Entre os requisitos negativos do teste de PCR e o reencaminhamento de última hora, 2022 está começando como 2021 terminou – caos ”, disse Vashistha, referindo-se aos testes Covid de reação em cadeia da polimerase.

Casos foram relatados nas principais cidades portuárias de Shenzhen, Tianjin e Ningbo, bem como no centro industrial de Xi’an, provocando bloqueios e outras restrições.

Infecções também foram relatadas em outras cidades, como Dalian e Anyang.

A capital de Pequim relatou sua primeira infecção omicron transmitida localmente em 15 de janeiro.

O surto de Ningbo em dezembro também provocou algumas restrições e interrompeu o tráfego no terceiro porto mais movimentado do mundo, Ningbo-Zhoushan.

As operações foram retomadas em grande parte, mas os embarques foram desviados para Xangai – o porto mais movimentado do mundo – causando congestionamento e atrasos também, disse Judah Levine, chefe de pesquisa da plataforma de reservas de frete Freightos Group, à CNBC.

A empresa de tecnologia da cadeia de suprimentos project44 disse que a mudança do porto de Ningbo para Xangai “foi contrariada para alguns carregadores” à medida que o congestionamento em Xangai aumentava. Como resultado, Xangai registrou um aumento de 86% ano a ano em viagens em branco, disse, referindo-se a um termo do setor para quando uma transportadora decide pular um porto específico ou toda a viagem.

Levine, da Freightos, disse que todos os olhos estavam na China e no impacto que medidas rígidas de contenção de surtos podem ter na logística. “Foram tomadas medidas para anular a disseminação de casos positivos detectados em vários lugares, incluindo Pequim, Shenzhen, Tianjin, Dalian e vários outros”, disse ele em 19 de janeiro.

Aumento das taxas de frete aéreo

As taxas spot de transporte marítimo subiram 4% na rota da Ásia para a Costa Oeste dos EUA, disse Levine, mas não devem subir muito mais, em meio a uma pausa na fabricação à medida que o feriado do Ano Novo Lunar se aproxima e as fábricas fecham por um período prolongado.

No entanto, as taxas de carga aérea ainda estão subindo, acrescentou.

“Com tempo suficiente para ainda movimentar carga por via aérea, a corrida pré-feriado, juntamente com a capacidade restrita à pandemia, está elevando as taxas de carga aérea”, disse ele, acrescentando que o Freightos Air Index mostrou que a taxa da China para o norte da Europa estava em US$ 9,59 por kg em meados de janeiro.

O Ano Novo Lunar é o maior feriado da China e centenas de milhões de pessoas tradicionalmente viajam de volta para suas cidades de origem das cidades em que trabalham.

Algumas grandes empresas de navegação, como Ocean Network Express e Hapag-Lloyd, suspenderam serviços e operações ainda mais cedo do que no ano passado para comemorar a temporada, de acordo com Vashistha. Isso está sobrecarregando as cadeias de suprimentos já frágeis, disse ele.

Fonte
CNBC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar