MercadoSem categoria

Emirates Global Aluminium assina acordo de fornecimento com Shaheen Chem

A Emirates Global Aluminium (EGA), uma grande empresa industrial dos Emirados Árabes Unidos, assinou um contrato de fornecimento de longo prazo com a Shaheen Chem Investments que abre caminho para a construção por Shaheen de um complexo químico na Zona Industrial de Khalifa em Abu Dhabi.

Assim que começar a produção no início da próxima década, a planta de dicloreto de etileno e soda cáustica da Shaheen fornecerá toda a sua produção de soda cáustica para a refinaria de alumina Al Taweelah da EGA por um período de 15 anos, disse um comunicado.

Isso atenderá inteiramente às necessidades da EGA para esta matéria-prima, disse.

A construção da planta aumentará significativamente a produção de soda cáustica nos Emirados Árabes Unidos, uma importante matéria-prima nas indústrias de produtos petrolíferos à fabricação de produtos químicos, bem como refino de alumina.

A nova planta será a primeira nos Emirados Árabes Unidos a produzir dicloreto de etileno, que será vendido para terceiros, acrescentou.

O dicloreto de etileno é um precursor químico usado principalmente para fabricar cloreto de vinila, que por sua vez é usado para fazer cloreto de polivinila. O cloreto de polivinila é um plástico utilizado na fabricação de cachimbos, garrafas e outros produtos.

A fabricação de dicloreto de etileno e soda cáustica é uma nova indústria para Kizad e a construção da planta deve impulsionar o papel de Kizad como um centro industrial para Abu Dhabi e os Emirados Árabes Unidos.

O contrato de fornecimento de longo prazo foi assinado por Abdulla Kalban, diretor e CEO da EGA, o presidente da Shaheen, Rashed Al Suwaidi, e o diretor da Shaheen, Walid Azhari.

A assinatura foi testemunhada por Abdelkareem Al Masabi, vice-presidente executivo – Ports of Abu Dhabi Ports, que é o principal desenvolvedor e operador da Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi.

Kalban disse: “A construção de uma planta de soda cáustica próxima à nossa refinaria de alumina garante nosso fornecimento desta matéria-prima vital a preços competitivos nos próximos anos.”

“Estou satisfeito que a demanda da nossa empresa por soda cáustica esteja criando mais expansão industrial em Abu Dhabi, dando continuidade à contribuição de longa data da EGA para a diversificação de nossa economia à medida que aumentamos nosso próprio negócio”, acrescentou.

Al Suwaidi disse: “Agora estamos ansiosos para construir nossa fábrica em Kizad para fornecer à EGA a soda cáustica de que precisa. Também estamos entusiasmados por nos tornarmos o primeiro produtor de dicloreto de etileno nos Emirados Árabes Unidos e, posteriormente, trazer a produção de cloreto de vinila e cloreto de polivinila para o país. ”

A nova planta será construída próximo ao site da EGA em Al Taweelah em um terreno de 300.000 m² e tem espaço para expansão futura. A capacidade de produção da primeira fase da planta é estimada em 130.000 toneladas por ano de soda cáustica e 160.000 toneladas por ano de dicloreto de etileno.

Shaheen prevê uma segunda fase posterior do projeto, que dobrará a capacidade de produção de soda cáustica e iniciará a produção de cloreto de vinila e cloreto de polivinila.

Atualmente, os Emirados Árabes Unidos importam todas as suas necessidades de cloreto de polivinila. A produção local pode estimular o desenvolvimento de fabricantes que usam cloreto de polivinila em Kizad.

A EGA está construindo atualmente a refinaria de alumina Al Taweelah ao lado de sua fundição de alumínio Al Taweelah. A refinaria irá processar o minério de bauxita em alumina, que é a matéria-prima para as fundições de alumínio.

A refinaria de alumina Al Taweelah é a primeira a ser construída nos Emirados Árabes Unidos e atenderá a 40 por cento das necessidades de alumina da EGA, afirmou.

Fonte
Albawaba
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar