MercadoNotíciasSem categoria

Crise de energia piora na Europa em meio à pico dos preços

Os preços da energia na Europa atingiram novos recordes nesta quinta-feira, quando uma onda de calor limita o fornecimento de energia e os incêndios florestais atingem a França.

Os ganhos refletem um mercado apertado para o gás natural – usado para abastecer usinas de energia – já que a Rússia corta o fornecimento no momento em que a Europa trabalha para reabastecer os estoques para o inverno.

A queda na produção do reator nuclear, bem como a baixa geração eólica e hídrica, exacerbou o aperto, aumentando o espectro de intervenção para reduzir a demanda.

As ondas de calor neste verão intensificaram a demanda e aumentaram as interrupções no fornecimento, com as principais vias fluviais – que são usadas para gerar energia hidrelétrica, resfriar usinas nucleares e transportar commodities energéticas – secando.

A França está em uma situação particularmente ruim, já que mais da metade de sua frota nuclear está desligada para manutenção.

Normalmente o país estaria exportando energia, mas este ano se tornou um importador líquido, levando os países vizinhos a queimar mais gás para manter as luzes acesas.

Os incêndios florestais assolam o país, levando o presidente Emmanuel Macron a pedir ajuda de toda a Europa para combater as chamas.

A oferta de energia apertada levaram o Reino Unido a emitir um aviso sobre uma estreita margem entre oferta e demanda na noite de quinta-feira.

Embora a operadora National Grid ESO tenha dito que haverá geração suficiente, é outro sinal das dificuldades enfrentadas pelo sistema elétrico da Europa este ano.

Fonte
Money Times
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar