DemandaMercadoSem categoriaTecnologia

China corta exportação de fosfato para fabricação de baterias

Os carros elétricos reduzirão drasticamente o fornecimento de fertilizantes fosfatados, afirma um dos principais fabricantes mundiais de insumos agrícolas.

Joc O’Rourke, presidente da The Mosaic Company, disse que o ácido fosfórico, que é o alicerce do fertilizante fosfatado, está começando a entrar em outros produtos industriais, em particular as baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) que estão sendo cada vez mais usadas em carros elétricos.

Isso resultará em uma redução de longo prazo na produção de um importante insumo agrícola.

“O que vemos é o declínio da produção ao longo do tempo e provavelmente uma restrição de disponibilidade no mercado de fertilizantes fosfatados”, disse ele a analistas de investimentos durante uma teleconferência sobre os resultados financeiros da empresa no terceiro trimestre de 2021.

Em particular, ele prevê redução nos embarques para fora da China, maior exportador mundial do produto.

Jenny Wang, vice-presidente de marketing estratégico global da Mosaic, disse que a crescente demanda por baterias LFP é um dos impulsionadores da indústria de fosfato que muda rapidamente na China.

Somente neste ano, 300.000 toneladas de ácido fosfórico purificado deixaram a produção de fertilizantes agrícolas para o mercado LFP. Isso equivale a cerca de 500.000 toneladas de perda de produção de fertilizante de fosfato de diamônio (DAP).

Ela disse que este é apenas o início de uma tendência duradoura que “mudará profundamente” a indústria de fosfato da China, mas também terá repercussões em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos.

A Tesla anunciou recentemente que está em processo de troca de todos os seus veículos de alcance padrão por baterias LFP globalmente. A empresa está trabalhando com outras partes para construir fábricas LFP nos EUA

O’Rourke disse que isso levou a Mosaic a realizar pesquisas sobre como ela também pode criar ácido fosfórico purificado para esse mercado emergente nos EUA.

O analista de fertilizantes da StoneX, Josh Linville, disse que a situação merece um monitoramento cuidadoso.

“Vai se tornar uma batalha e vamos enfrentá-la, a fabricação de fertilizantes não é exatamente atraente. O lítio é, ”ele disse.

Mas ele está atualmente mais preocupado com o bloqueio das exportações de fosfato pela China até junho de 2022, em um esforço para garantir que seus próprios agricultores tenham acesso ao insumo.

A China é responsável por um terço das exportações mundiais de produtos de fosfato DAP e MAP, totalizando 4,6 milhões de toneladas por ano. Isso é muito fosfato que de repente saiu do mercado.

“É um negócio muito, muito grande”, disse ele.

Linville também leu relatórios de que os estoques de fosfato da Índia despencaram para 2,1 milhões de toneladas, ante 6,6 milhões de toneladas há dois anos.

“Há vídeos de fazendeiros que estão invadindo lojas de varejo e há relatos de fazendeiros indianos que cometeram suicídio porque não conseguiram obter o fosfato”, disse ele.

A outra grande notícia no mercado é que grupos agrícolas dos EUA pediram ao Tribunal de Comércio Internacional dos EUA para anular uma decisão da Comissão de Comércio Internacional de impor uma tarifa de 19 por cento sobre o fosfato importado do Marrocos.

“Os agricultores estão sentindo a dor dessas tarifas”, disse o presidente da National Corn Growers Association, Chris Edgington, em um comunicado à imprensa.

A Mosaic é a empresa que fez lobby pelas tarifas sobre produtos importados do Marrocos e da Rússia.

O NCGA diz que o controle da Mosaic do mercado de fosfato dos Estados Unidos cresceu para mais de 80% e que a empresa está ganhando um controle “quase monopolista” do mercado.

“Os agricultores pagam o preço quando as empresas de insumos monopolizam um mercado”, disse Edgington.

“Para fazer nosso trabalho e manter os preços razoáveis, precisamos de acesso rápido a fertilizantes de várias empresas, incluindo aquelas fora dos EUA”

Fonte
The Western Producer
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar