MercadoNotícias

Preços do gás natural nos EUA atingem máxima de 14 anos

Os preços do gás natural nos EUA dispararam para níveis nunca vistos desde 2008.

Os contratos futuros de gás natural subiram 7% na última terça-feira (16), fechando em US$ 9,33 por milhão de unidades térmicas britânicas (BTU), o maior preço de fechamento desde 1º de agosto de 2008. Embora tenham esfriado um pouco na quarta-feira, eles permanecem em alta de cerca de 70% desde o final de junho.

E o gás natural subiu impressionantes 525% desde que fechou em US$ 1,48 em junho de 2020, quando a Covid-19 fechou grande parte da economia dos EUA.

O pico do verão está sendo impulsionado em parte pela alta demanda, já que as temperaturas escaldantes em grande parte do país forçam os americanos a aumentar o uso do ar condicionado. Isso, por sua vez, reduziu os níveis de estoque relativamente baixos.

À medida que as temperaturas caem neste outono e inverno, o pico de gás natural sinaliza um choque para as famílias. O gás natural não é apenas a principal fonte de combustível para a rede elétrica, mas também a maneira mais popular de aquecer residências nos Estados Unidos.

Mas o maior problema para o gás natural dos EUA é o fato de que os níveis de estoque estão abaixo das médias históricas, deixando o mercado com menos amortecedor e elevando os preços. A oferta não conseguiu acompanhar a forte demanda por gás.

A boa notícia é que os preços mais altos devem, eventualmente, incentivar mais produção. E os investidores não estão apostando que os altos preços de hoje continuarão. O mercado futuro indica que os preços do gás natural devem ser quase 50% mais baixos neste momento no próximo ano.

Por outro lado, muito poucas pessoas pensavam há um ano que os preços do gás natural estariam nos níveis de 2008.





Fonte
CNN Brasil
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar