MercadoNotícias

Preços do gás na Europa e no Reino Unido disparam para recordes com temores de oferta da Rússia

Os preços do gás natural na Europa e no Reino Unido dispararam para máximas recordes na segunda-feira devido a temores de oferta, enquanto a União Europeia e os Estados Unidos avaliam sanções à energia russa.

A referência de gás da Europa TTF holandesa disparou mais de 60% para 345 euros (US$ 374) por megawatt-hora e o gás do Reino Unido atingiu 800 pence (1.054 centavos) por term.

O petróleo bruto Brent do Mar do Norte subiu perto de US $ 140 por barril, aproximando-se de uma alta de 14 anos.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que a Casa Branca e aliados estão conversando sobre a proibição das importações de energia da Rússia após a invasão da Ucrânia.

A Rússia é um dos principais fornecedores de gás natural e também um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Na segunda-feira, a empresa estatal de energia Gazprom disse que a Rússia continua fornecendo gás natural para a Europa através de seus gasodutos de trânsito na Ucrânia.

No início da semana, as entregas de gás permaneceram altas, disse a empresa.

Na segunda-feira, um total de 109,6 milhões de metros cúbicos de gás deveria ser entregue à Europa, disse o porta-voz da Gazprom, Sergei Kupriyanov, à agência de notícias Interfax.

No domingo, o número era de 109,5 milhões de metros cúbicos. Kupriyanov acrescentou que a quantidade de gás entregue estava “em conformidade com os requisitos dos consumidores europeus”.

Fonte
DAILY SABAH
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar