MercadoNotícias

Preço do carvão europeu atinge alta de um mês com redução de oferta na Rússia

Os contratos futuros de carvão do noroeste da Europa subiram para o maior nível em mais de um mês, com as restrições às importações da Rússia apertando o mercado. 

A União Europeia, o Reino Unido e o Japão planejam eliminar gradualmente as importações do combustível para tentar cortar uma fonte de receita para Moscou após a invasão da Ucrânia. Mas isso deixa as concessionárias precisando buscar o combustível de outros países em um mercado que já estava com pouca oferta, provavelmente resultando em preços de energia mais altos para consumidores que já enfrentam o espectro da inflação crescente.

“O aumento dos preços do carvão nos contratos de longo prazo resultará em preços de energia mais altos também no longo prazo nos países onde o carvão faz parte do mix de energia, o que obviamente não é ótimo para os consumidores europeus”, disse Fabian Ronningen, analista. na Rystad Energy AS. 

A Rússia é o terceiro maior exportador mundial de carvão térmico. A UE, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul – onde as empresas também estão se movendo para cortar as importações do país – receberam cerca de 55% dessas entregas em 2020. 

O contrato europeu de referência para entrega no próximo ano subiu 1,7%, para US$ 232 a tonelada, o maior desde 8 de março.

Não é apenas na Europa que as restrições ao carvão terão impacto. As nações ricas que desejam substituir o carvão russo podem precificar os compradores de países em desenvolvimento como Malásia, Vietnã e Filipinas, que dependem das importações do combustível.

Fonte
Mining
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar