Mercado

Zona do Euro registra redução de 4,3% na inflação anual

A União Europeia (UE) testemunhou uma significativa redução na taxa de inflação anual no mês de setembro, de acordo com dados divulgados pela Eurostat, a agência de estatísticas da UE. A inflação anual caiu para 4,3% na zona do euro e 4,9% na UE, em comparação com 5,2% e 5,9% em agosto.

Um ano atrás, as taxas anuais eram bem mais elevadas, com 9,9% na zona do euro e 10,9% na UE, conforme relatado pelas autoridades estatísticas da UE. Essa redução representa uma mudança notável nas tendências inflacionárias da União Europeia.

Os países com as menores taxas de inflação anual foram os Países Baixos (-0,3%), Dinamarca (0,6%) e Bélgica (0,7%). Enquanto isso, Hungria (12,2%), Romênia (9,2%) e Eslováquia (9,0%) registraram as maiores taxas anuais de inflação.

Essa notável redução na taxa de inflação sugere uma melhoria na estabilidade econômica da União Europeia, proporcionando um alívio para os consumidores e os formuladores de políticas econômicas.

Esta tendência, caso persista, pode aliviar as preocupações com a estabilidade econômica na região e promover um ambiente mais favorável para o crescimento e a recuperação econômica.

Adaptado GlobalKem | 18 de outubro de 2023

Fonte
Eurostat
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar