Mercado

Volumes de produtos químicos caem ao menor patamar dos últimos 30 anos

Em setembro, os índices de desempenho dos Produto Químicos industriais mostraram resultados negativos comparados ao do mês anterior, o que evidencia a desaceleração vista nos últimos meses em produção (-3,12%) e vendas internas (-4,42%) enquanto a demanda interna cresceu 11,6% e os volumes importados, 20,4%. Os dados são da Abiquim, divulgados em 22 de novembro.

A utilização da capacidade produtiva foi de 65%, 1 ponto percentual (p.p.) abaixo de setembro de 2022. Os preços dos produtos aumentaram 3% na comparação com agosto.

Ainda que positivo, o desempenho de setembro não compensou os resultados negativos anteriores. Ao comparar o terceiro trimestre de 2023 com o de 2022, tem-se retração no índice de produção (-13%), índice de vendas internas (-8%) e Consumo Aparente Nacional (CAN) (-3,2%) enquanto as importações tiveram altas de 2,2%.

Ao analisar os acumulados até setembro, também há preocupações. A Fabricação de Químicos mostrou volume 22,4% inferior ao do ano anterior.

Segundo a Abiquim, a desaceleração da produção e das vendas é preocupante ao setor, especialmente no fim do ano, com as encomendas de Natal. Parte desse cenário pode ser atribuído aos conflitos no leste europeu e os altos preços da energia.

Adaptado GlobalKem | 24 de novembro de 2023

Fonte
Abiquim
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar