Mercado

Vendas de celulose da Suzano subiram 11% e de papel, 9% no quarto trimestre de 2023, refletindo queda nos preços da tonelada

No dia 28 de fevereiro, a Suzano, uma das maiores produtoras de celulose e integradas de papel do mundo, divulgou o press release contendo dados do fechamento do quarto trimestre de 2023. O relatório contém dados sobre o desempenho, o volume produzido e as vendas no trimestre.

As vendas de celulose da companhia, de 2.761 mil toneladas, mostraram estabilidade quanto ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve incremento de 11% nas vendas devido à decisão da empresa de reduzir o volume de produção durante o ano.

Já as vendas de papel foram de 386 mil toneladas, marcando 14% de aumento na comparação com o quarto trimestre de 22. Ao comparar com o 3T23, houve aumento de 9%, permitindo queda de 5% no preço praticado.

No último trimestre do ano, os preços da celulose de fibra curta cresceram devido a dois principais fatores: a demanda consistente da China por fibra – mesmo com a redução da produção de papel local – e a recuperação da procura europeia para produção e papel e cartão.

O Projeto Cerrado da Suzano – que consiste na construção de uma nova unidade industrial de produção de celulose no estado do Maranhão – está seguindo cronograma, com progressos físico de 86% e financeiro de 78%. De forma geral, os investimentos da empresa foram 4% inferiores aos do trimestre anterior devido a menores gastos com terras e florestas combinados a menor necessidade de manutenção silvicultural e compra de madeira.

Assim, a empresa teve um sólido desempenho financeiro. Houve aumento da receita líquida (+16% na comparação trimestral) devido ao maior volume de vendas, ao aumento do preço médio da celulose e às flutuações cambiais favoráveis.

Autoral GlobalKem | 04 de março de 2024

Fonte
Suzano
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar