Mercado

Utilização da Capacidade da Construção atinge maior nível para outubro desde 2013

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da indústria da construção atingiu 70% em outubro, três pontos percentuais acima de setembro e o maior patamar para o mês desde 2013.O levantamento, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), também revelou que o índice ficou seis pontos acima da média histórica para outubro (64%).

Setores como obras de infraestrutura (68%) e serviços especializados (71%) também superaram suas médias históricas.

Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o avanço reflete o crescimento nas contratações e na compra de materiais, impulsionado por mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida.

A atividade da construção avançou em outubro, com o índice em 48,7 pontos, acima da média histórica de 47,7. O emprego também cresceu, alcançando 47,5 pontos, 1,2 ponto acima da média. Setores de infraestrutura e serviços especializados tiveram destaque, enquanto a construção de edifícios ficou abaixo da média.

Os índices de expectativa para os próximos seis meses recuaram em novembro, incluindo nível de atividade (de 54 para 52 pontos) e novos empreendimentos (de 53,9 para 51,7 pontos). No entanto, apesar da queda, os indicadores permanecem acima da linha de 50 pontos, indicando otimismo moderado.

Adaptado GlobalKem | 29 de novembro de 2024

Fonte
FIERN
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar