Mercado

Unipar e AES Brasil inauguram Complexo Eólico Tucano na Bahia

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, e a AES Brasil, uma das maiores produtoras de energia com fontes 100% renováveis do Brasil, anunciaram a inauguração do aguardado Complexo Eólico Tucano no dia 3 de outubro. Localizado nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, na Bahia, esse projeto eólico é um marco na indústria de energia.

O Complexo Eólico Tucano, composto por 52 aerogeradores, representa um importante avanço na matriz elétrica brasileira, acrescentando 322 MW de energia renovável e contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), alinhando-se com os esforços globais para combater as mudanças climáticas.

O Complexo Eólico Tucano é resultado de investimentos substanciais, totalizando R$ 1,5 bilhão, e é fruto de uma joint venture estabelecida em 2021 entre a AES Brasil e a Unipar. Esse empreendimento amplia a oferta de energias renováveis na matriz elétrica nacional.

Com a parceria da AES Brasil, a Unipar tem como objetivo atender 100% de sua demanda de energia elétrica no Brasil a partir de fontes renováveis até 2025, sendo que 80% dessa energia será proveniente de contratos de autoprodução, como o estabelecido na Bahia. A empresa já é pioneira no setor de aquisição de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e é reconhecida por seu compromisso com o crescimento sustentável.

Com a nova fonte própria de energia, a Unipar tem mais liberdade para operar suas produtoras de Soda e Cloro, que representam uma grande demanda por energia, além de impactar nos custos de produção destes produtos, tornando-os mais baratos.

Adaptado GlobalKem | 05 de outubro de 2023

Fonte
Unipar
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar