Unipar divulga lucro de R$ 56 milhões no primeiro trimestre de 2024, além de expansão de 20% na capacidade produtiva de Cloro/Soda na unidade de Santo André
Na última quinta-feira (09), a Unipar – empresa líder na produção de Cloro e Soda, divulgou os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. O lucro líquido do período foi de R$ 56 milhões, cerca de 65% a menos do que o apresentado no último trimestre de 2023. Além disso, a utilização média de eletrólise da capacidade instalada de produção, somando as três plantas, registrou 83%, ante 82% no 4T23, o que foi atribuído principalmente a expansão de 20% na capacidade de produção na planta de Santo André.
Anteriormente aos resultados, a produtora traz o panorama econômico do primeiro trimestre, em que comenta sobre o cenário conservador quanto ao crescimento da economia mundial, dada as interrupções na cadeia de abastecimento e os conflitos geopolíticos que contribuíram fortemente para desafios na indústria. Ainda, a Unipar informa a previsão para 2024, segundo o Relatório Focus, informando que a expectativa para o Brasil é o crescimento de 2% na economia (PIB), enquanto a argentina deve apresentar um PIB negativo até o final do ano vigente.
Em relação aos mercados de atuação, a empresa reitera que a produção, as vendas e a demanda dos produtos químicos, segundo dados da ABIQUIM, devem ser estáveis em relação a 2023, caracterizando 2024 como um ano possivelmente fraco para a indústria química.
Por fim, é possível observar que o segmento de clorados foi o maior contribuinte para o aumento de 81% visto na Receita Operacional Líquida Consolidada, dada a variação positiva de 3% em relação a sua participação na Receita nos resultados do último trimestre do ano anterior. A participação do PVC também teve alta na Receita, com amento de 2%, enquanto a Soda Cáustica reduziu 5% em relação ao total.
Adaptado GlobalKem | 13 de maio de 2024