Mercado

UE avança com planos para comprar gás em conjunto e mais barato

A União Europeia (UE) está a avançar com planos para comprar gás em conjunto, numa tentativa de alavancar o poder de compra do bloco e assegurar preços mais baixos para os Estados-membros junto dos fornecedores internacionais.

O esquema foi aprovado em meados de dezembro passado, como parte de um conjunto mais vasto de medidas de emergência para combater a crise energética. Mas ao contrário da maioria destas medidas, as compras coletivas ainda não foram lançadas e não produzem qualquer efeito tangível para as famílias e empresas.

A Comissão Europeia está a intensificar os trabalhos para que o sistema esteja pronto a funcionar até ao verão, quando se espera que os 27 países comecem a reabastecer o armazenamento subterrâneo de gás.

Desde o pico da crise em agosto passado, os preços têm diminuído constantemente e estão agora nos 47 euros por megawatt-hora, semelhantes aos níveis observados antes de a Rússia ter invadido a Ucrânia, mas excecionalmente elevados em comparação com as tendências pré-pandémicas.

Fonte
Euro News
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar