Mercado

Suzano projeta crescimento na demanda de cerca de 1 milhão de toneladas de celulose em 2023

Segundo Leonardo Grimaldi, diretor comercial de celulose e de gestão e gente da Suzano, os estoques de celulose da companhia permanecem abaixo do nível operacional considerado ótimo, na esteira do volume de vendas positivo observado no quatro trimestre. Conforme apontou o executivo, a entrada de novos pedidos para a companhia foi estimulada pela redução dos preços da celulose vendida na China, em US$ 40 por tonelada, no fim do ano passado.

“Tem notado maior otimismo nos clientes [na China] e melhora das expectativas. Em janeiro, recebemos pedidos acima dos níveis vistos em novembro e dezembro, e em fevereiro vemos um ritmo em linha com o histórico”, afirmou Grimaldi.

Já do lado da oferta, Leonardo ressaltou que os volumes adicionais ainda não chegaram ao mercado. “Esses volumes vão chegar gradualmente no mercado, e provavelmente com mais força no segundo semestre”, destacouo executivo.

Nesse contexto, na parte da demanda, a Suzano projeta um crescimento orgânico de cerca de 1 milhão de toneladas de celulose de fibra curta para este ano. No curto prazo, a empresa observa um equilíbrio “saudável” entre oferta e demanda. “Paradas em fábricas continuarão trazendo pressão adicional na oferta, assim como o aumento de custos de produção e de madeira”, acrescentou Grimaldi.

Fonte
Portal Celulose
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar