Setor da construção civil mostra recuperação em junho, impulsionado pela queda da taxa Selic e programas governamentais

O setor da construção civil mostrou certa recuperação no mês de junho, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Ainda, a projeção do crescimento do setor reflete fatores positivos que devem continuar impulsionando o reaquecimento até o final do ano.
Vale ressaltar que, ao contrário da previsão anual de avanço de 1,3%, divulgada em janeiro de 2024, a entidade anunciou, nesta semana, uma nova projeção de 3%.
Como responsável pela aceleração da recuperação está o recuo de 3,25% da taxa Selic entre agosto de 2022 e junho de 2024. Neste sentido, apesar dos juros ainda estarem altos, o recuo foi significativo para aliviar o mercado, gerando maior confiança da população em uma possível estabilidade da economia e impulsos para realização e investimentos.
Ainda, a expansão de programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida, também tem contribuído para a aceleração da construção civil, uma vez que tem estimulado os investimentos das construtoras do segmento popular. Além disso, a retomada dos investimentos em infraestrutura e obras municipais devem promover um crescimento ainda maior para o setor.
O reaquecimento da construção civil deve impactar o mercado de insumos industriais como a Cal e a Soda Cáustica, dada a participação direta e indireta deste insumos, respectivamente, nas atividades do segmento.
Adaptado GlobalKem | 02 de agosto de 2024