Mercado

Segundo IBÁ, o mercado nacional consumiu menos papel em 2022, apesar do aumento da produção

Na edição de dezembro de 2022 do boletim estatístico da produção de papel no Brasil, publicada neste mês de fevereiro pela Associação IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, o Brasil registrou aumento na produção no último ano.

Segundo o levantamento, o ano de 2022 registrou uma alta de 4,1% na produção brasileira de papel. De janeiro a dezembro foram produzidas 933 mil toneladas de papel, frente a 896 mil toneladas no mesmo período de 2021.

Na balança comercial, o setor também apresentou um avanço, fechando o ano de 2022 com um aumento de 21% no volume de exportações comparado à 2021. E um decréscimo de 8,4% no volume de importações, na comparação com o volume total importado ao longo de 2021.

O mesmo otimismo não pôde ser observado nos números referentes ao Consumo Interno (vendas domésticas) e ao Consumo Aparente, que registraram uma queda de 0,3% e 1,2%, respectivamente, na comparação entre os dois últimos anos.

Os setores que mais influenciaram estas reduções no consumo brasileiro, foram o de papeis de embalagem (-3,2%), de imprimir e escrever (-1,7%) e de imprensa (-2,0%). Por outro lado, o setor de papeis para fins sanitários e papel cartão somaram um aumento de 5,1%.

Fonte
Ibá
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar