Mercado

Sasol destaca perdas de produção em Lake Charles causada por furacões

A Sasol anunciou que sofreu um dano de aproximadamente 170 mil toneladas de produto em suas operações em Lake Charles, Louisiana, devido aos impactos da passagem dos furacões Laura e Delta na região.

O impacto dos furacões nas operações norte-americanas da empresa foi destacado em uma apresentação sobre a produção e vendas do primeiro trimestre do ano fiscal de 2021 da empresa, que terminou em 30 de setembro. A Sasol anunciou que sete de suas unidades de produção na cidade já foram reativadas, com as demais tendo previsão de retorno até o final de outubro. A disponibilidade de energia a níveis industriais do provedor local resultou em um inicio coordenado das atividades interrompidas.

As atividades de comissionamento na última nova unidade planejada para entrar em operação em seu complexo Lake Charles Chemicals Project (LCCP), uma unidade de Polietileno de Baixa Densidade (LDPE) da empresa, estão em andamento, com inicio de operação benéfica prevista ainda no final deste mês, acrescenta.

Sasol disse que o grupo de químicos de base teve um aumento de 4% no volume de vendas na comparação anual, devido à melhor demanda e maiores taxas de produção após a liberação das medidas de lockdown adotadas para conter o avanço da COVID-19.

A companhia não incluiu a venda de polímeros nos Estados Unidos nesse número. A venda de polimeros nos Estados Unidos no trimestre foi 65% maior na comparação anual, com 306 mil toneladas vendidas. De acordo com a empresa, o aumento expressivo foi causado pela inauguração de sua unidade de craqueamento de etileno, em agosto de 2019. No primeiro trimestre o volume de vendas foi 28% menor em relação ao trimestre anterior devido ao furacão Laura. Para o ano fiscal de 2020 completo, a venda de polímeros nos Estados Unidos atingiu 1,26 milhões de toneladas.

No primeiro trimestre, a unidade de craqueamento antiga, no leste do complexo, produziu 67 mil toneladas de etileno, 41% menos na comparação anual. Já sua nova unidade, no oeste do complexo, produziu 44 mil toneladas no período. A produção de Polietileno (PE), incluindo o Polietileno de Alta Densidade (HDPE), caiu em 24% na comparação anual para 132 mil toneladas, enquanto a produção de Óxido de Etileno caiu 29% no período, atingindo 67 mil toneladas. A produção de álcoois de Ziegler, alumina e álcoois de Guerbet cairam em 22% na comparação anual, atingindo 25 mil toneladas.

De acordo com a empresa, o volume de vendas no setor de químicos de performance caiu 11% na comparação anual, principalmente devido as medidas de distanciamento social devido à COVID-19 e a parada de fabricação devido aos furacões. Devido ao impacto do furacão nas operações, a empresa revisou suas estimativas para baixo e o volume de venda desses químicos no ano fiscal de 2021 deve estar parelha ao ano anterior.

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar