Mercado

Queda na produção de fertilizantes reduz preço do ácido sulfúrico

A produção de ácido sulfúrico é destinada principalmente para a fabricação de fertilizantes, cerca de 65% de todo o volume vai para esse setor. Com isso, a redução na produção de fertilizantes, em conjunto com a queda nos custos de matéria-prima, pressionam para baixo o preço do ácido sulfúrico, que têm se comportado em função deste cenário nos últimos meses.

O principal fator por trás da redução da produção de fertilizantes é a presença de altos estoques destes produtos, tanto no mercado nacional, quanto no mercado internacional. E a queda no preço da principal matéria prima, o enxofre, é consequência desta mesma conjuntura.

Para os próximos anos, o volume produzido de ácido sulfúrico deve apresentar um aumento no Brasil. A Unigel fechou um acordo com a Elessent Clean Tecnologies, uma empresa estadunidense, para a construção da fábrica de Ácido Sulfúrico na Bahia a partir da queima de enxofre. As operações devem iniciar ainda no primeiro semestre desse ano. O ácido sulfúrico produzido será destinado tanto para a produção de fertilizantes da empresa, quanto para distribuição, aumentando a disponibilidade de produto no mercado nacional.

Fonte
Globalkem
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar