Mercado

Queda contínua da demanda por aço segue gerando especulações no mercado de minério de ferro

O mercado chinês do minério de ferro tem apresentado variações expressivas desde o início do ano, dado a incertezas quanto aos estímulos chineses e a retrações na demanda por aço e estoques elevados da commodity. Ainda, segundo analistas, o cenário atual das duas principais economias mundiais, EUA e China, deve continuar impactando os preços.

Segundo a empresa de serviços financeiros, Morgan Stanley, o possível aumento de tarifas podem afetar a procura por minério de ferro, ao passo que os impactos das tensões comerciais se intensificam. No entanto, apesar da redução da demanda pela commodity também ser um risco, o forte crescimento dos mercados emergentes e a presença da China como principal fornecedor, eleva a expectativa positiva da demanda global pelo insumo.

As preocupações são mais recorrentes em relação aos efeitos negativos sobre a produção industrial da China, e consequentemente, a procura por minério de ferro, caso as tarifas comerciais sejam intensificadas.

Neste sentido, a fonte afirma que tarifas mais expressivas poderão prejudicar a demanda por aço, impactando a produção e o mercado de insumos industriais utilizados na cadeia produtiva, mas a forte procura dos mercados emergentes deverá permanecer com a demanda mundial de minério de ferro em uma tendência positiva.

Adaptado GlobalKem | 10 de julho de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar