Produção de veículos cresce 15,1% em janeiro, segundo ANFAVEA

O setor automotivo começou 2025 com resultados positivos, registrando o melhor desempenho para janeiro desde 2021. A produção de autoveículos cresceu 15,1%, totalizando 175,5 mil unidades, impulsionada pelo aumento das vendas no mercado interno e pela expansão das exportações. Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), esse cenário favorece a geração de empregos e fortalece o setor.
As exportações mantiveram sua trajetória de crescimento, avançando 52,3% em relação a janeiro de 2024. O desempenho positivo foi puxado principalmente pelos mercados da América do Sul, com destaque para a Argentina.
Outro fator relevante foi o crescimento dos emplacamentos, que subiram 6% na comparação anual. Esse aumento representa o terceiro ano consecutivo de alta nas vendas e marca uma recuperação aos níveis pré-pandemia. Os veículos eletrificados também ganharam espaço, atingindo uma participação recorde de 10% no mês.
No segmento de pesados, os ônibus e caminhões registraram avanços expressivos. Os emplacamentos de ônibus cresceram 55,5%, enquanto os de caminhões subiram 14,5%. Já a produção desses veículos teve altas de 1,3% e 13,2%, respectivamente, sendo o melhor desempenho para janeiro nos últimos cinco anos no segmento de ônibus.
O aumento da produção de veículos poderá impactar o mercado de insumos utilizados ao longo do processo produtivo, como polímeros, aço, ácido sulfúrico, dentre outros.
Adaptado GlobalKem | 12 de março de 2025