Mercado

Produção da indústria química recua 12,44% no 1ª bimestre, diz Abiquim

O desempenho da indústria química nos dois primeiros meses do ano foram negativos em comparação ao mesmo período do ano anterior – é o que mostra o balanço da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). A produção recuou 12,44% no primeiro bimestre, enquanto as vendas internas diminuíram 5,32%.

As importações no setor cresceram 13,2% no primeiro bimestre em relação ao igual período do ano anterior, refletindo o aumento das compras de intermediários para fertilizantes, petroquímicos básicos e resinas termoplásticas.

A demanda interna, medida pelo CAN (consumo aparente nacional), retraiu 0,3% nos dois primeiros meses do ano ante mesmo período de 2022, apresentando estabilidade.

Na análise dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro de 2023, ante os 12 meses imediatamente anteriores, a produção caiu 5,29%, o CAN recuou 4,7%, enquanto as importações foram inferiores em 6,9% e as exportações cederam 15,4%. Na contramão, as vendas internas registraram ligeira alta de 0,17%, demonstrando resiliência.

A participação das importações sobre o CAN foi de 44% nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro. Neste contexto, a indústria opera com apenas 67% da capacidade instalada na média do primeiro bimestre, com recuo de sete pontos porcentuais ante igual período do ano anterior.

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar