Mercado

Previsões da OMC apontam crescimento moderado do comércio mundial em 2023 e 2024

A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou suas mais recentes projeções econômicas em 5 de outubro, revelando uma significativa revisão para baixo nas previsões de crescimento do comércio global para o ano de 2023. Isso reflete a desaceleração da produção global e os impactos dos conflitos geopolíticos.

De acordo com o relatório, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial cresça 2,6% em termos de taxas de câmbio de mercado em 2023, com uma previsão de 2,5% para 2024.

No entanto, o Brasil registrou aumento de 9% nas exportações, enquanto a média global viu uma redução de 0,5%. Essa performance também foi compartilhada por outros grandes exportadores de energia e alimentos, como os Estados Unidos (+5%), Austrália (+2%) e Noruega (+4,3%). Coleman Nee, economista da OMC, explicou que esses países foram impulsionados pela necessidade de atender os buracos logísticos resultantes dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Por outro lado, as importações mostraram um cenário diferente, com o Brasil, os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e o Reino Unido experimentando quedas de 1,3%, 3,7%, 1,8% e 11,4%, respectivamente.

A OMC expressa cautela quanto ao futuro do comércio global, projetando avanços modestos, mas ainda positivos, estimados em 3,3% para 2024. No entanto, essa projeção é frágil e depende de variáveis críticas, como desempenho econômico, anomalias climáticas, taxas de inflação e decisões sobre taxas de juros em diversas nações.

De maneira geral, fatores como a valorização do dólar, o aumento da inflação e das taxas de juros, bem como as tensões geopolíticas, emergem como as principais causas da desaceleração no crescimento esperado para o comércio global em 2023.

Adaptado GlobalKem | 05 de outubro de 2023

Fonte
OMC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar