Mercado

Preços na indústria têm alta de 1,11% em setembro no Brasil

Pelo segundo mês consecutivo, os preços da indústria tiveram variação positiva, registrando alta de 1,11% em setembro frente a agosto. O Índice de Preços ao Produtor (IPP) acumula -7,92% em 12 meses. O acumulado no ano chegou a -5,43% a – menor taxa acumulada no ano já registrada para um mês de setembro desde o início da série histórica, em 2014.

Em setembro, 13 das 24 atividades industriais pesquisadas apresentaram variações positivas de preço quando comparadas ao mês anterior. Em agosto, 10 atividades haviam apresentado variações positivas de preço em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados no dia 26 pelo IBGE.

As atividades industriais com as variações de preço mais expressivas foram refino de petróleo e biocombustíveis (8,28%), bebidas (-5,09%), indústrias extrativas (3,86%) e impressão (1,78%).

O setor de refino de petróleo e biocombustíveis foi o destaque de setembro, mostrando a maior variação e exercendo o maior impacto no índice do mês. Trata-se da variação mais intensa na comparação mensal, a terceira maior no acumulado no ano e a segunda mais alta no acumulado em 12 meses. Em termos de influência, ficou em primeiro lugar na comparação com o mês anterior e no acumulado no ano, e em segundo no acumulado em 12 meses.

Já a atividade de indústrias extrativas ficou com a terceira posição no ranking de maiores variações e em segundo lugar entre as influências. Esse resultado é explicado pelo aumento de preços do óleo bruto de petróleo.

Pela perspectiva das grandes categorias econômicas, a variação de preços observada na passagem de agosto para setembro repercutiu da seguinte forma: 0,37% de variação em bens de capital (BK); 1,81% em bens intermediários (BI); e 0,22% em bens de consumo (BC), sendo que a variação vista nos bens de consumo duráveis (BCD) foi de 0,01%, enquanto nos bens de consumo semiduráveis e não duráveis (BCND) foi de 0,26%.

Adaptado GlobalKem | 26 de outubro de 2023

Fonte
IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar