Mercado

Preços na indústria caem 0,82% em julho, influenciados pelo setor de alimentos

Os preços da indústria caíram 0,82% em julho frente a junho, registrando o sexto mês seguido de queda. É a primeira vez que o Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado dia 30 pelo IBGE, apresenta seis recuos consecutivos desde o início da série histórica, em 2014. No acumulado no ano, a queda é de 7,23%, a menor taxa para um mês de julho também desde o início da série histórica. O acumulado de 12 meses também bateu recorde e foi o menor desde o início da pesquisa, ficando em -14,07%.

Dentre as 24 atividades catalogadas no IPP, 16 tiveram queda de preços de junho para julho. O setor de maior influência foi o de alimentos, que caiu 1,36% e colaborou com -0,33 ponto percentual no resultado geral da indústria.

Outras duas commodities que têm apresentado quedas ao longo do ano são os óleos brutos de petróleo e os minérios de ferro. Essas commodities, porém, apresentaram alta na passagem de junho para julho e ajuda a explicar o aumento observado nas indústrias extrativas. Os preços de julho desse setor subiram 5,08% ante junho, registrando a maior variação do mês e a terceira maior contribuição (0,22 p.p.). Porém, o acumulado no ano permanece negativo (-1,43%). O IPP mede a evolução dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e fretes, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação.

Adaptado GlobalKem | 31 de agosto de 2023

Fonte
Agência de Notícias IBGE
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar