Mercado

Preços de importação nos Estados Unidos registram terceira alta consecutiva em março

Os preços de importação dos EUA apresentaram aumento de 0,4% em março, permanecendo em alta pelo terceiro mês consecutivo, devido a altas nos custos de produtos energéticos e alimentícios. No acumulado anual, houve alta de 0,4%, representando o primeiro aumento anual desde janeiro de 2023, tendo em vista a queda de 0,9% em fevereiro.

A análise da inflação levou em consideração os aumentos expressivos e moderados dos preços ao consumidor e dos preços ao produtor, respectivamente.

O resultado apresentado pelo Departamento do Trabalho do país ainda confirma o aumento nos preços dos combustíveis importados (+4,7%) e a alta nos preços dos alimentos importados (+1,6%) em março. Além disso, o núcleo de preços de importação – que excluir combustíveis e alimentos – teve alta de 0,1% em fevereiro, enquanto os preços anuais desses itens decaíram 0,4%.

A inflação observada nos preços de importação reflete a dinâmica dos custos nos mercados globais, além de poder impactar a economia e os mercados financeiros, dada a importância dos Estados Unidos na economia mundial.

Adaptado GlobalKem | 15 de abril de 2024

Fonte
InfoMoney
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar