Preços ao produtor alemão retraíram 1,4% em setembro

Segundo dados divulgados na última terça-feira (21) pelo serviço de estatística da Alemanha, Destatis, os preços ao produtor da região retraíram 0,5% em setembro, quando comparado ao mês anterior. Enquanto, em relação a setembro de 2023, o índice retraiu 1,4%, puxado novamente pela retração dos preços de energia.
Os preços da energia reduziram 6,6% frente ao apresentado em setembro de 2023, como reflexo da retração dos produtos petrolíferos (-14,4%), gás natural (-10,4%), e da eletricidade (-9,5%) os preços dos produtos petrolíferos, os quais apresentaram aumento de 2,7% no mesmo período comparativo, impediram retrações mais expressivas para o índice.
Vale ressaltar que o preço do óleo de aquecimento e dos combustíveis foram os mais representativos para a variação dos produtos derivados do petróleo.
Ao contrário da energia, os preços dos bens de equipamentos, bens de consumo e os bens intermediários avançaram em relação ao mesmo mês em 2023. Dentro dos bens intermediários, os preços dos produtos químicos básicos foram 1,2% menores na comparação anual de setembro.
A Alemanha tem apresentado um mercado mais desacelerado e enfraquecido desde o início do ano, como apontam os índices macroeconômicos, influenciando as variações dos preços e o comportamento do mercado de insumos, incluindo os industriais, os quais são fortemente produzidos e comercializados pelo país, como o Ácido Sulfúrico.
Adaptado GlobalKem | 22 de outubro de 2024