Mercado

Preços ao consumidor chinês retraíram em junho, em meio a oferta favorável e demanda equilibrada

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo escritório nacional de estatísticas (NBS), o índice de preços ao consumidor (CPI, n sigla em inglês) da China apresentou queda de 0,2% em junho, enquanto aumentou 0,2% na comparação com o mesmo mês em 2023.

No mesmo sentido, os preços ao produtor (PPI) também registraram retração no mês, continuando a tendência de queda que se estende desde o início de 2024, refletindo a fraqueza da demanda industrial global e as pressões deflacionárias presentes no setor produtivo do país.

A variação negativa mensal do índice foi resultado de uma oferta suficiente dos mais variados insumos, o que segurou um crescimento mais expressivo dos preços em junho, uma vez que estes subiram 0,8% em termos homólogos, dado o aumento de 3,1% na energia e 3,7% nos preços relacionados ao turismo.

Analistas atribuem os dados mais recentes a um mercado doméstico bem abastecido e com consumidores mais dispostos a gastar, ao passo que as fábricas também têm acelerado a produção. Ainda, vale ressaltar que os festivais de primavera e do Barco-Dragão, foram impulsionadores do consumo cultural e turístico.

A expectativa é que a demanda doméstica continue a se recuperar ao longo dos próximos meses, devido a uma recuperação econômica mais estável e ao fortalecimento de políticas de apoio, que devem moderar a inflação ao consumidor e reduzir os preços aos produtores.

Adaptado GlobalKem | 10 de julho de 2024

Fonte
NBS
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar