Mercado

Preço do gás volta a subir na Europa

Em junho de 2023, a Europa registrou o aumento de 52% nos valores do gás natural liquefeito (GNL) para o próximo inverno e para 2024. Na primeira semana de junho, o valor do gás era de US$ 24 por MWh. Na primeira semana de julho, porém, o preço chegou a US$ 38 por MWh.

Assim, fica claro que a situação não é mais a mesma do início de 2023, quando os preços do gás natural na Europa atingiram valores anteriores ao início da Guerra na Ucrânia.

O aumento está revelando questões sobre a vulnerabilidade energética e os desafios econômicos enfrentados pelos países europeus desde o início da invasão russa à Ucrânia. Apesar da taxa de armazenamento excepcional para o verão europeu, herança da crise energética do passado, existe um temor geral de um novo período de crise no continente.

A preocupação não é somente especulativa. No dia 22 de junho, houve anúncio da possibilidade de fechamento do campo Groningen – maior campo de gás da Europa, situado na Holanda. Em 21 de junho foi anunciada a prorrogação do período de manutenção de uma usina da Gassco – principal rede de gás da Noruega, país que substituiu a Rússia no fornecedor de gás para a Europa – que vai interromper o fornecimento para um dos campos-chave da Europa. Ambas notícias resultaram em aumentos dos preços do gás.

O impacto imediato no valor do gás revela que a crise energética iniciada em 2022 ainda não acabou e que a decisão europeia de sancionar a Rússia gerou consequências a longo prazo para todo o continente. Apesar dos esforços empreendidos, a crise energética na Europa ainda não foi superada.

Fonte
Euro Dicas
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar