Mercado

PIB da construção cresceu 0,7% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 0,7% no 2º trimestre de 2023, em comparação com o primeiro trimestre do ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 1 de setembro. No trimestre anterior, a construção havia registrado retração de 0,7%.

A economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, destaca que essa expansão se deu, mesmo que de forma modesta, apesar das condições de taxas de juros elevadas, dificuldades no mercado de padrão econômico e incertezas quanto à economia. Segundo ela, para que um país alcance um desenvolvimento sustentado, a construção civil precisa ter o ritmo acelerado.

O PIB do Brasil cresceu 0,9% no 2º trimestre, em relação aos três meses imediatamente anteriores, superando as projeções que chegavam à alta de 0,3%. Diferente dos primeiros três meses do ano, quando houve destaque para a agropecuária, no 2º trimestre o desempenho positivo da economia foi devido ao crescimento de 0,9% da indústria e de 0,6% do setor de serviços. Todos os segmentos da indústria registraram desempenho positivo, com destaque para a indústria extrativa, que cresceu 1,8%, e a indústria da construção, que cresceu 0,7%. O aumento na atividade da construção civil, mesmo que modesto, sugere uma demanda contínua por materiais de construção, como aço, cal e outros produtos químicos usados na produção de concreto e revestimentos. Isso pode impulsionar a produção e a venda de insumos industriais químicos e a demanda siderúrgica. O desempenho positivo desses setores contribui para fortalecer a base industrial do país e pode representar oportunidades de crescimento para empresas envolvidas na fabricação e fornecimento de produtos relacionados à construção e à indústria.

Adaptado GlobalKem | 05 de setembro de 2023

Fonte
CBIC
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar