PIB da China cresce acima das expectativas no segundo trimestre de 2025

Dados divulgados na última terça-feira (15) pelo Escritório Nacional de Estatísticas, mostram que produto interno bruto da China cresceu 5,2% entre abril e junho, comparado ao mesmo período no ano anterior, embora tenha desacelerado em relação ao primeiro trimestre de 2025.
A economia da China desacelerou menos do que o esperado no segundo trimestre, apesar das tarifas dos EUA. No entanto, a demanda interna enfraquecida e os riscos crescentes do comércio global aumentam a pressão sobre Pequim, fomentando a implementação de mais estímulos. Até o momento, o país evitou uma desaceleração mais expressiva por conta de medidas governamentais e em função das fábricas anteciparam as remessas, aproveitando a trégua comercial de 90 dias entre EUA e China iniciada em abril.
Em relação as atividades econômicas da China em junho, a produção industrial avançou 6,8% comparado ao ano anterior, sendo o avanço mais alto desde março. As vendas no varejo apresentaram desaceleração comparado a maio, atingindo 4,8% frente aos 6,4%.
A previsão do mercado é a de que o segundo semestre será mais fraco, já que as exportações perderam força, os preços continuam em queda e a confiança dos consumidores segue baixa.
Adaptado GlobalKem | 16 de julho de 2025