Petrobras inicia procedimentos para inaugurar nova unidade de processamento de gás natural em Itaboraí, Rio de Janeiro
Como estratégia de diversificação energética, o município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, recebeu o Complexo de Energias Boaventura, um empreendimento que promete transformar a dinâmica de oferta de gás natural e combustíveis no estado.Nesta quarta-feira, a Petrobras divulgou que deu início aos procedimentos de entrada do complexo, o qual abrigará uma das maiores unidades de processamento de gás natural do Brasil, com capacidade produtiva de 21 milhões de cbm/dia.
O empreendimento será responsável por processar o gás natural proveniente da camada do pré-sal da Bacia de Santos, transportado pelo novo gasoduto da Rota 3. O projeto visa reduzir a dependência do Brasil em relação às importações, atendendo a uma demanda crescente do mercado doméstico de gás natural, além de tornar os preços nacionais mais competitivos.
O complexo ainda possui planos futuros de expansão, incluindo a instalação de termelétricas a gás. Este cenário deve fortalecer ainda mais o papel da Petrobras no mercado brasileiro de energia, além de favorecer o mercado nacional de gás natural.
Adutoral GlobalKem | 12 de setembro de 2024