Petrobras firma parcerias estratégicas com Yara e ANSA, visando impulsionar produção de fertilizantes e ARLA 32
A Petrobras, maior empresa integrada de energia aqui no Brasil, anunciou dois acordos com a Yara e sua subsidiária Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), segundo informações dadas na última segunda-feira (25), marcando avanços na produção nacional de fertilizantes e produtos industriais.
No primeiro acordo, a Yara fornecerá ureia de alta qualidade como matéria-prima para a produção do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), utilizado na redução de emissões de veículos a diesel. A produção ocorrerá na planta da ANSA, no Paraná, que estava hibernada desde 2020 e retomará operações em maio de 2025.
A iniciativa permitirá reduzir a dependência de importações, com o ARLA 32 sendo fabricado em paralelo à reativação integral da unidade.
O segundo acordo estabelece cooperação técnica para desenvolver estudos sobre fertilizantes de baixo carbono, produtos industriais correlatos e projetos ligados à transição energética. Isso inclui a descarbonização e o aumento da eficiência produtiva. “Essa parceria reforça o compromisso da Petrobras com a inovação e a ampliação da oferta no mercado interno”, afirmou a companhia.
A retomada da ANSA será viabilizada por um investimento de R$ 870 milhões, ampliando a produção de fertilizantes e impulsionando a competitividade do agronegócio brasileiro.
Adaptado GlobalKem | 26 de novembro de 2024