Mercado

Petrobras avalia assumir controle da Braskem

A Petrobras pretende se tornar a controladora da Braskem ao fim do processo de venda da empresa. A iniciativa significaria a retomada do projeto original da estatal iniciado em 2007.

A Petrobras poderá cobrir a oferta da Unipar, de R$10 bilhões. Outra possibilidade estudada pela estatal brasileira seria uma composição com a Unipar, para reduzir riscos diante do endividamento da Braskem. Mas a preferência da empresa seria pelo controle, tornando a Petrobras novamente uma empresa integrada.

Em 2007, a Petrobras comprou uma pequena participação na Braskem, companhia resultante da fusão de seis empresas do setor, e aos poucos foi crescendo, até chegar aos atuais 47% de ações ordinárias e 36,1% do capital total.

Em uma eventual aquisição da participação integral da Novonor, a Petrobras ficaria com 97,1% da Braskem. Além dessa fatia, a estatal ainda possui no setor petroquímico a Metanor, líder na produção de metanol no Nordeste e com sede em Camaçari-BA, que o governo anterior também não conseguiu vender. A única venda bem-sucedida foi da Deten, em julho de 2022, por R$ 514 milhões.

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar