Mercado

OCDE eleva previsões de crescimento mundial, mas alerta para novos riscos

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) revisou e anunciou no dia 07 de maio um leve aumento das previsões de crescimento mundial para 2023, mas advertiu que a economia ainda tem um “longo caminho” para a recuperação, apesar da pausa na inflação e da recuperação da economia chinesa.

O crescimento da economia mundial este ano será de 2,7%, uma leve alta na comparação com a previsão de 2,6% anunciada em março pela OCDE.

A previsão para 2024 (+2,9%) permanece a mesma, de acordo com o relatório publicado pela organização durante sua reunião ministerial anual.

Ao mesmo tempo, a retomada da economia chinesa – após política draconiana de combate à covid-19 – também leva oxigênio para a economia mundial, destaca a OCDE.

Para o país asiático, a organização projeta um crescimento de 5,4% este ano – avanço de 0,1 ponto na comparação com a previsão de março – e de 5,1% para 2024 (+0,2 ponto).

Apesar dos sinais positivos, a economia “tem um longo caminho pela frente antes de alcançar um crescimento forte e sustentável”. Entre os desafios foi mencionado a persistência da inflação “obstinadamente elevada” que obriga os bancos centrais “a prosseguir com políticas monetárias restritivas até que existam sinais claros” de melhora.

Os aumentos das taxas de juros também provocam um grande impacto nas finanças públicas dos Estados, elevando o custo os créditos.

Fonte
IstoÉ
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar