Mercado

O mercado de Monoetilenoglicol (MEG) tem sido afetado por questões logísticas e produtivas

O MEG, frequentemente utilizado como fluido anticongelante no hemisfério norte e para produção de PET e poliéster no mercado nacional, tem sofrido influências perante os cortes produtivos de grandes fornecedores internacionais, como Dow e Indorama – ambas estadunidenses – e pelo atraso na chegada de matérias-primas vindas da Ásia.

No mercado nacional, a menor produção de etanol anidro – um dos mercados consumidores de MEG – contribuiu para uma menor demanda do insumo na última quinzena do mês de fevereiro.

A importação de MEG registrou queda de 71,1% em comparação ao mês de janeiro, mas os preços mantiveram-se estáveis. E os Estados Unidos apresentaram-se como a origem de maior movimentação para o Brasil, com 97,8% das importações de fevereiro. Em comparação ao mesmo período no ano de 2023, é observado que o MEG apresentou aumento em relação à volume de importação, com alta de 21,8%, assim como os preços, que se apresentam 9,4% mais altos no mesmo comparativo.

Tratando-se do mercado internacional, o preço do produto no mercado estadunidense apresentou alta de 12%, devido a restrição de oferta por parte das produtoras que reduziram as atividades devido a temperaturas muito baixas e desfavoráveis. Na Europa, os preços também estiveram mais altos, cerca de 6,5% em relação ao mês de janeiro, em decorrência ao reaquecimento da demanda por PET e dos atrasos da chegada de matéria-prima vindas da Ásia. No mercado asiático, mesmo com a demanda desacelerada, os preços mantiveram-se estáveis no mês de fevereiro.

Autoral GlobalKem | 20 de março de 2024

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar