Mercado

O caminho para a redução do déficit da indústria química passa pelo pré-sal, diz Abiquim

 A indústria química fechou a balança comercial de 2022 com um déficit de US$ 63 bilhões, um fato que preocupa as lideranças do setor e autoridades do governo brasileiro.

Os recentes eventos dos setores industriais tiveram como foco principal a exposição das demandas aos ministros do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços, Geraldo Alckimin, e da Fazenda, Fernando Haddad.

De acordo com o presidente executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, o principal fator que vem impactando a competitividade da indústria nacional é o difícil acesso ao gás natural do pré-sal. O gás é um dos principais custos das indústrias químicas, e uma ação do Estado poderia promover o avanço do setor, e assim, alavancar a industrialização nacional. Outra ação que contribuiria para o desenvolvimento industrial seria o estímulo à química verde, utilizando energias renováveis.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), a expectativa para o setor é que, com os incentivos do Estado, o déficit diminua para US$ 33 bilhões até 2030.

Fonte
ISTOÉBroadcast Estadão
Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar