Mercado

Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 0,5% em novembro

O Monitor do PIB-FGV, considerando-se dados com ajuste sazonal, aponta crescimento de 0,5% na atividade econômica em novembro em comparação a outubro. Na comparação interanual a economia cresceu 2,6% em novembro e 2,0% no trimestre móvel findo em novembro. No acumulado em 12 meses até novembro, o crescimento registrado na economia foi de 2,9%.

O consumo das famílias cresceu 2,8% no trimestre móvel findo em novembro. No entanto, este crescimento segue menor que os expressivos registrados em 2022 e um pouco abaixo da média acumulada até novembro de 2023, que foi de 3,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do período foi de retração de 7,1%, com destaque na participação do segmento de máquinas e equipamentos.

Já as exportações de bens e serviços aumentaram 7,9%, crescimento elevado, porém abaixo do trimestre terminado em abril. As exportações de bens intermediários tiveram recuo de 8,2%. Por outro lado, as importações tiveram retração de 2,8%. As importações de bens intermediários seguem sendo a principal razão para a retração do total importado, no entanto, desde o trimestre findo em outubro as importações de serviços tem contribuído positivamente o que contribui para atenuar o recuo das importações.

Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB até novembro em valores correntes, tenha sido de 9 trilhões 871 bilhões e 682 milhões de Reais.

O setor de químicos industriais está diretamente ligado à indústria manufatureira, sendo de suma importância acompanhar o seu desenvolvimento, pois fornece insights valiosos sobre o ambiente econômico em que operam, permitindo uma melhor preparação e adaptação às condições do mercado.

Adaptado GlobalKem | 23 de janeiro de 2024

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar